sábado, 16 de setembro de 2017

Pinguins de garrafa pet, para fazer e colecionar


Pinguins de garrafa pet, para fazer e colecionar


Faça uma coleção inteira de pinguins
Esse personagem é super colecionável.
pinguim é uma figurinha encantadora, simpática e tem um design natural, concordam?
 Pois hoje vamos reciclar garrafas pet e criar uma porção desses garotinhos para colecionar, presentear e incluir entre os itens de venda.
 É só abusar da criatividade que o resto fica por conta do charme do próprio pinguim.
       Como fazer um pinguim
  • Separe: 2 garrafas PET de Coca do mesmo tamanho
  • cola quente
  • tintas acrílicas ou de artesanato (PVA) nas cores branca, preta e coloridas
  • verniz acrílico brilhante
  • primer para pet
  • marcador de CD preto
  • pedaço de lã e pedaço de tecido (malha ou outro com bom caimento)Separe todo o material necessário para o pinguimLave as garrafas por dentro e por fora e escorra a água. As garrafas devem estar totalmente secas.                                            Corte a primeira garrafa separando a base, como mostro na imagem.
Corte o fundo de uma das garrafas pet
A garrafa dois, corte bem ao meio                                                                                         Corte a segunda garrafa ao meio. 
Para um pinguim usaremos essas duas partes                                                                              Utilizaremos apenas estas duas partes das garrafas.
Encaixe uma parte na outra
Encaixe uma parte na outra.                                                                                                                    A parte maior deve encaixar na parte menor, mais ou menos de 0,5 a 1 centímetro. 
Fixe as partes de pet com cola quente                                                                               Depois de encaixadas, pressione um pouco a parte maior pra baixo e                                              coloque uma gota de cola quente entre as partes em quatro lugares mais ou menos,                     opostos um do outro.
A cola não deve estar muito quente, pra não deformar o plástico.
Aplique uma demão de primer                                                                               Depois de tudo encaixado e colado a parte do encaixe                                                                           deverá ficar pra baixo, isto é, será os pés do pinguim.
Passe uma demão fina e bem espalhada de primer na peça toda, apenas pra quebrar o verniz do plástico. Ele seca rapidamente.
O primer serve pra dar maior aderência da tinta sobre a PET.
Transfira o molde da barriga para a garrafa pet                                                                     Desenhe a barriga do pinguim numa folha de papel ou cartão e                                                              recorte pra fazer o molde.
Passe o desenho pra o corpo com o marcador de CD preto.Pinte a barriga de brancoAgora pinte a barriga com a tinta branca, tomando cuidado pra não borrar o contorno em preto. Passe de 2 a 3 demãos se houver necessidade. 
Pinte o corpo de preto                                                                              Pinte o corpo e os pés do pinguim de preto. Deixe secar.
Pode utilizar um secador de cabelo pra acelerar a secagem das tintas.                                           Se houver necessidade, reforce o contorno da barriga com o molde novamente.               Escolha a sua cor preferida e pinte o gorro do pinguim. Pinte o gorro com um tom vibranteUse sua imaginação e criatividade e decore o gorro. No caso eu fiz pontilhado, utilizando o cabo do pincel, que deixa os pontos bem redondinhos.Pinte detalhes no gorro do pinguimPode fazer um esponjado, um chamuscado e muitas outras idéias. Abuse.Pinte os olhos e o bico do pinguim
Aplique para o acabamento, uma camada de verniz                                                                     Seque bem as etapas de pinturas anteriores.                                                                                  Agora pinte os olhos. Uma dica é fazer com o cabo do pincel.                                           Experimente. Ficam perfeitos.                                                                                                            Pinte também a boca. Caso não tenha firmeza pra pintar detalhes,                                                         desenhe um triângulo num papel vermelho, recorte e cole com cola branca.
Enrole a lã para fazer um pompom                                                                      Depois de tudo pintado e bem seco, passe uma demão de                                                            verniz acrílico brilhante em toda a peça.
Amarre o pompom ao meio                                                                               O pom pom é opcional. Para fazer, enrole em dois dedos algumas voltas de lã.                              Quanto mais voltas, mais cheio e bonito ele fica. Eu usei 50 voltas.
Você pode utilizar um garfo também no lugar dos dedos, se preferir.
Corte os fios do pompom                                                                     Retire dos dedos com cuidado e com um pedaço de lã dê alguns                                                            nós no meio, conforme mostra a imagem.
Separe seu pompom pronto para finalizar o gorro                                                                                    Corte as duas laterais com a tesoura, conforme mostra a imagem                                                       para soltar os fios do pompom.
Amarre uma tira de tecido para o cachecol                                                                                O pom pom está pronto. Se utilizar aquelas lãs bem “fofas”, eles ficam muito legais.                             Cole em cima da cabeça com cola quente.
Corte as franjas do cachecol                                                                    Pegue uma tira de tecido, enrole em volta do pescoço e dê um nó para fazer                               o cachecol. Use “malha” ou outro tecido de sua preferência que tenha um bom caimento. 
Aqui está nosso pinguim de garrafa pet prontinho e lindinho para colecionar                                                                                  Corte as pontas fazendo franjas, pra deixar o cachecol ainda mais charmoso.Que tal um pinguim em cores mais quentes                                                                                                       O seu pinguim ficou pronto e cheio de charme. Não é fácil?E aqui está mais uma opção de decoração para seu pinguim.Explore sua imaginação e criatividade. Você vai se divertir muito fazendo essa turminha.Depois que fizer o primeiro fica impossível fazer um só. Mãos à obra!!
Esse projeto é uma ótima sugestão para se desenvolver também em conjunto com suas crianças, e passar horas divertidas juntos.
É isso pessoal, tudo que precisamos é usar a criatividade e principalmente nos divertir.
Imaginem sua própria coleção, e eleve seus pinguins de garrafa pet à categoria de toy-art.Bacana né?

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Projeto: "O que não cabe no meu mundo"

Esse projeto foi realizado na Escola Estadual Básica Isabel Flores Hubble -SC
Recebi todo o material de minha tia e Profª. Ro Preussler que deu suporte ao trabalho maravilhoso da Profª. Sônia Casarotto com a turma 03 do 3ano.

A coleção de livros:

A Ficha de Leitura:


O crácha
As máscaras



Os moldes


Pinturas



Fantasia







terça-feira, 8 de agosto de 2017

Como aplicar a aulinha com diferentes idades na EBI





Bom  amigas Educadoras!
Nas Ebi's  de bairro em alguns dias encontramos dificuldades em ministrar a aulinha
devido as diferentes idades das crianças, poucas salas ou talvez só uma Educadora.
Atendendo a solicitação de amigas pedindo orientações ,resolvi  passar algumas dicas:

* Antes de começar a aulinha procure organizar as crianças em grupos de idades próximas: tipo 4,5,6,7  outro 8,9,10, 11
(mesmo que as crianças já estejam sentadas , organize para que elas já percebam quem é a autoridade sem precisar gritar ou ser rude)

* Grupos organizados faça uma apresentação onde cada um se conheça e esclareça que ali vão aprender como fazer amizade com um novo amigo: "JESUS".
( Diga para as crianças O receberem com honras, palavras doces, ex: Seja bem vindo Jesus na nossa aulinha hoje! Nós queremos que o Senhor participe conosco de tudo aqui!...)

*Se não houver cartazes com as regras nas paredes ou quadro, elabore com eles em acordo atitudes certas e erradas...

* Se houver alguma criança rebelde ou agressiva, nunca chame a atenção em grupo no primeiro momento, assim que todos estiverem realizando alguma atividade, a Educadora chama a criança
em particular, com voz mediana, e faz perguntas diretas: ex:  Porque vc está assim? O que aconteceu na sua familia? Vc está sendo maltratado em casa? Quem bate em vc? Quem fala esses Palavrões pra vc ?... O Espírito Santo vai dirigir o diálogo, pois essas crianças tem problemas sérios de agressão ou de abuso, ou ainda de abandono...Pedem socorro!
Então, a Educadora com muito amor, paciência irá  abraçá-la e tornar-se amiga da criança!
(As crianças se rendem ao Amor,não vão querer te entristecer !)

*Procure sempre usar o grupo de crianças maiores para fazerem teatro para os menores:

*Se em cada aulinha as crianças aprenderem um fruto ou uma palavra ,ela levará para toda a vida.

*Existem os passos da aulinha para a Educadora não se perder em fazer o desenvolvimento da aulinha,mas quem irá mostrar se a Educadora troca de passo são as crianças que exploraram cada etapa no tempo delas.

*Peça a Deus para ter Ele o controle da aulinha e vc será instrumento, mas não faça aulinha como um Robô, pois as crianças percebem e jamais vão encontrar Jesus assim! As aulinhas na EBI devem ser
para agradar a Deus e não um deposito para evitar a bagunça no salão durante a reunião dos adultos!

* Crianças pequenas use dramatização e cantos com gestos, brincadeiras com objetos  ou de imitações... A palavra deve ser curta pois elas tem pouco tempo de concentração tipo no máximo 15 minutos...Já as maiores , querem ser ativas , participarem com atividades para ajudarem ,são prestativas. Tempo de concentração no máximo 30min.
E o que fazer com o tempo restante??????? Aí entra os passos que vc tem preparados antecipadamente.

*A palavra nunca deve ser lida diante das crianças, leia antes e converse sobre o tema com eles . Vc verá que vão te surpreender ...Eles conseguem explicar com as palavras simples o que nós dificultamos...

* Cante músicas com gestos, ou brincadeiras de ordem de comando para eles voltarem a calma , quando a aulinha sair dos trilhos e virar bagunça.


Que Deus abençoe a todas , espero que eu tenha ajudado!













Minha lista de blogs